O que a Bíblia ensina sobre a educação dos filhos?

O que a Bíblia ensina sobre a educação dos filhos?
Reprodução: Google

É fato que criar os filhos segundo a Palavra de Deus é também criá-los para a glória de Deus. Pois o Senhor nos diz que os filhos são nossa herança, nosso galardão, é um presente dado a nós. No salmo 127:3,4 diz:

“Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. “Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude.”

Como herança, devemos cuidar, educar, proteger e o mais importante, amar. Claro que tem seus desafios, principalmente no mundo atual que vivemos. Cada dia que passa, nós como pais, temos que confrontar as ideologias distorcidas que o mundo tenta incutir na mente dos jovens, como se já não bastasse os antigos dilemas, como drogas por exemplo.

É dever dos pais sempre estar acompanhando e orientando seus filhos, estar disposto a dialogar e esclarecer questões que muitas vezes são desafiadoras, mas fazem parte da vida.

“Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!” Pv 22:6

Educação na Palavra

Existe um mandamento, uma ordenança dada por Deus de como devemos educar nossos filhos. O primeiro ensino deve ser o da Palavra, para que eles, os filhos, conheçam e saibam que devem andar na luz.

Eles devem saber que a sua primeira existência foi nos planos de Deus e que Deus os formou para um propósito. Isso deve fazer com que seu filho se sinta protegido, guiado no caminho certo. Tudo que vem de Deus trás segurança e paz.

Viver uma vida íntegra nos ajuda a ter filhos felizes. Não se desvie dos caminhos de Deus e veja seus filhos crescerem com alegria.

“O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos!” Provérbios 20:7

A disciplina também faz parte das ordenanças bíblicas, pois é necessária para livrá-los da rebeldia e armadilhas, não só do presente, mas do futuro. A correção e o ensino são nossa responsabilidade, pois através desse cuidado, que também representa o amor, eles serão felizes.

“Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá.” (Provérbios 23:13)

“E todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante.” (Isaías 54:13)