Aprenda a ouvir mais, falar menos e ter humildade para aprender com os anciãos

Aprenda a ouvir mais, falar menos e ter humildade para aprender com os anciãos
Reprodução: Google

Como diz o livro de Eclesiastes 3:7 – “Há tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar”. A passagem bíblica em questão não é por acaso. Ela reflete uma característica e entendimento que todo cristão deve possuir, especialmente quando diz respeito aos anciãos.

Nós precisamos aprender a discernir o tempo de cada coisa. E o tempo de ouvir mais e falar menos com certeza é o período em que se aprende e cresce mais. Seria muito bom se a maioria das pessoas tivesse esse entendimento, pois muitos problemas seriam evitados.

Em Provérbios 17:28 diz – “Até o insensato passará por sábio se ficar quieto e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento”.

Ou seja, saber ouvir é tão importante para o nosso aprendizado que até uma pessoa realmente irresponsável pode se beneficiar disso se souber fazer bom uso do silêncio.

O período em que passamos sendo mais atentos e ouvindo mais nos ajuda a tornarmo-nos mais compreensivos, a medida que também nos torna mais prudentes. A Palavra de Deus nos dá vários conselhos a respeito disso, principalmente quando escolhemos ouvir a Deus, sem murmurações.

“Mas ele disse: Antes, bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.”
Lucas 11:28

Quando você guarda a Palavra de Deus no coração, você está se submetendo aos seus princípios. E um deles é a humildade, a submissão aos mais velhos, porque isso implica em saber ouvir, e quem ouve fica em silêncio, certo?

O segredo do aprendizado está mais em ouvir e discernir o tempo certo de falar. O sábio, não é só aquele que dá belos conselhos, mas aquele que discerne a hora certa das coisas, o que inclui o falar.

Experiência e o tempo

Aprender com os anciãos também faz parte da sabedoria, pois com eles está a experiência de uma vida de lutas e superações. São deles que na maioria das vezes partem os melhores conselhos. Veja o que diz a Palavra em 1 Pedro 5:5:

“Da mesma forma, jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

Note como a Bíblia nos adverte a respeito da sujeição aos mais velhos e à humildade. A honra está no respeito ao próximo, principalmente com aqueles que têm mais experiência, os idosos. Portanto, uma vez que você os escuta, está se submetendo a um princípio bíblico.

“Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus. Eu sou o Senhor”, diz a Bíblia em Levítico 19:32. Que este ensino produza frutos em seu coração.