Como sabemos que Deus está falando ao nosso coração?

Como sabemos que Deus está falando ao nosso coração?
Reprodução: Google

Ouvir a voz de Deus é o desejo de todo ser humano. Nunca errar e acertar sempre nas decisões e escolhas é o objetivo de todos, e uma vez que o Senhor sabe e conhece tudo, porque não consultá-Lo para ouvi-Lo? Mas… como identificar a Sua voz?

Em 1 Coríntios 2:12,14 está escrito: “Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

Veja como a Palavra de Deus é bastante clara quando fala que as coisas espirituais se discernem espiritualmente. Portanto, a primeira coisa que devemos saber sobre como identificar o Senhor falando ao nosso coração é entender que isto é uma consequência da sua intimidade espiritual com Ele.

Sem intimidade com Deus, como podemos saber quando Ele fala conosco? Claro, o Senhor é soberano e pode intervir até mesmo na vida de um ímpio para lhe salvar, falando ao seu coração, mas essa não é a preferência do Criador, pois Ele deseja que esse “falar” seja fruto de um relacionamento sincero, “em espírito e em verdade”.

Mas, como alcançar essa intimidade?

Além dos elementos visíveis, como a própria criação que dá testemunho da grandeza e existência de Deus, a Bíblia é o meio que o Senhor utiliza para falar conosco, motivo pelo qual foi escrita ao longo dos séculos.

É na Palavra onde podemos desenvolver intimidade com Deus e discernir as coisas deste mundo e do mundo espiritual. É nela que se encontram a sabedoria e a revelação, que não vem de homens, mas daquele que tudo criou e voltará para resgatar a sua igreja.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”, diz 2 Timóteo 3:16,17.

Deus se revela a você através da Bíblia, quando a lê com sinceridade. Nela você encontra respostas para todas as questões da vida, e junto com o seu entendimento o Espírito Santo te dará respostas, falando ao seu coração.

Sim, é possível ouvir a voz de Deus através das Escrituras Sagradas, mas para isso precisamos estar em plena comunhão com Ele. Você conhece a voz do seu pai pela intimidade e pela convivência diária. Da mesma forma o pai em relação aos filhos. Com Deus não é diferente!

Você saberá que Deus está falando com você por causa da sua relação com Ele. A voz do Pai é irresistível, é clara. O Espirito Santo testifica em nossos corações através do discernimento espiritual e comunhão, a vontade de Deus.

O plano de Deus para a sua vida é bom, perfeito e agradável, pois essa é Sua vontade. Tudo que estiver fora disso, saiba que não foi Ele que planejou, mas sim que são os resultados das suas próprias escolhas.

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem”, diz João: 10.27.

Deus está falando com você diariamente através da Palavra, e é a partir dela que você terá discernimento e sabedoria para as questões do dia a dia. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Romanos 10:17