Entenda a diferença entre o templo e Igreja de Cristo

Entenda a diferença entre o templo e Igreja de Cristo
Reprodução: Google

“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o seu Espírito habita em vós?”, diz a passagem de I Coríntios 3:16, indicando a importância do templo para a Igreja de Jesus Cristo.

Para a doutrina cristã, a igreja do Senhor Jesus teve seu início após a descida do Espírito Santo. Era algo que estava encoberto no Antigo Testamento e foi revelado no Novo Testamento, pois os profetas viam a Cristo, o messias, mas não viam a igreja.

Deus não tinha revelado a igreja para os profetas do Antigo Testamento, onde tinham o tabernáculo para prestar sacrifícios a Deus e expiar o pecado do povo.

Após o sacrifício e ressurreição de Cristo, depois da descida do Espírito Santo, não dependemos mais que alguém interceda por nós, como os profetas faziam. Cristo foi o sacrifício vivo que expiou os nossos pecados e intercede por nós à direita de Deus. Ele enviou seu Espírito, tornando seu povo um só, a Igreja.

A Igreja de Cristo é invisível

O povo de Deus não precisa mais de tabernáculos ou templos para adorá-Lo ou prestar culto, o lugar é onde estivermos. Eis a grande diferença entre templo e a Igreja.

O templo remete à Lei que nos “aprisionava” a rituais para ter o perdão de Deus. O povo não tinha acesso ao Pai. A Igreja remete à Graça, que é o favor imerecido de Deus, e através desta podemos ter acesso direto a Ele.

Os templos hoje são feitos para a igreja do Senhor se reunir, para juntos adorarmos o Seu nome. A igreja precisa de comunhão, exercer o amor e a fraternidade. Precisa estar na prática do evangelho, seguindo os ensinamentos de Cristo, e propagando as Boas Novas.

Onde o povo de Deus está, a igreja está, pois é o Espírito Santo que faz a diferença na vida dos filhos de Deus. Uma vez que o Senhor nos tornou Seu santuário, Ele nos capacita a exercermos boas obras e os dons, em prol do crescimento da igreja e salvação das almas perdidas.

Não nos limitamos aos templos para fazer a vontade de Deus ou ouví-Lo, pois o seu Espírito nos direciona.

“No entanto, quando o Espírito da verdade vier, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos revelará tudo o que está por vir”, diz a passagem que se encontra em Jo 16:13.

Onde Deus se faz presente

A igreja tem um poder incrível na terra, pois é onde a presença de Deus se manifesta. Infelizmente, muitos estão distorcendo seu significado, restringindo apenas a idas aos templos, eventos sociais, e não cumprindo o seu propósito.

Em Atos 1:8 está escrito: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.”

Deus nos tornou seus embaixadores, mas com um diferencial: temos o poder dado pelo Seu Espírito, que nos capacita. E o que estamos fazendo com esse poder? E os dons que Ele nos deu?

O templo é responsável pela reunião, comunhão, e a Igreja pela propagação da Palavra e disseminação do amor de Deus.

Deus não nos pedirá contas do templo ou do que fizemos no templo, Ele nos pedirá contas do que fizemos enquanto Igreja. Que isso seja relembrado constantemente por nós, seus filhos.