Os desafios da Escola Bíblica Dominical em tempos de redes sociais

Os desafios da Escola Bíblica Dominical em tempos de redes sociais
Reprodução: Google

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”, 1 Co 10:23. Essa passagem serve para nós como referência para entendermos os desafios da Escola Bíblia Dominical nos dias de hoje.

Em tempos onde a tecnologia está cada vez mais avançada, ao mesmo tempo que se torna um grande conforto na resolução de várias questões, também se torna um grande problema devido o seu mal uso em alguns casos.

Tudo que é bom, se não for usado da forma correta, se torna nocivo. Isso é regra pra qualquer coisa, principalmente no que diz respeito à tecnologia.

Às igrejas tem usado bastante esses recursos para promover seus trabalhos e programações, e isso tem facilitado bastante a comunicação entre seus membros.

Às redes sociais tem servido pra transmitir cultos online e campanhas para determinados trabalhos que são promovidos.

Mas algo que está em questão é em saber até que ponto as redes sociais têm sido positivas ou negativas na vida dos jovens cristãos.

Rede social e vida cristã

Na internet há um mundo de ilusões, onde se postam vidas perfeitas e sem tristezas. Um ambiente onde o mundo está sempre sorridente, feliz, próspero e na moda. E esse mundo, todas as pessoas carregam 24h na palma de suas mãos.

Sim, tudo é lícito mas nem tudo convém. Pois muitos se iludem com uma realidade que não existe, roubando todos os valores cristãos depositados na sua vida.

Muitas igrejas hoje têm o desafio de trazer de volta os valores que o mundo virtual não ensina e quer te fazer dependente dele.

Infelizmente, por se ter um acesso fácil à internet, muitas pessoas têm achado que cultos ou escolas dominicais online substituem as presenciais, mas não é bem assim.

Não estamos desvalorizando as transmissões ao vivo, não é isso. Mas há uma grande diferença quando se pode ir à igreja, e congregar. Veja o que diz a Bíblia Sagrada em Colossenses 3:16:

“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.”

Qual é o cenário que esta passagem desenha para nós? Será que é o de um mundo virtual, ou, o de um lugar onde pessoas possam compartilhar suas experiências presencialmente em um espaço comum?

Igreja é lugar de comunhão, onde há troca de amor, edificação, admoestação, hinos e alegria. O templo é o lugar desse encontro e é na escola dominical que aprendemos a Palavra de Deus e seus valores. Em nenhum momento a internet poderá substituir isso, pois não há contato humano.

Uma preocupação

Infelizmente em algumas igrejas, a frequência da Escola Bíblica Dominical tem sido baixa, muitos tem se acomodado e nem sempre é pensando em cultos online, mas sim substituindo sua programação por algo mais “interessante”.

“…nem todas as coisas edificam”, basta refletir se o que você está vendo na internet está sendo saudável para a sua vida.

Lembre que cada coisa tem o seu lugar e seu tempo, e a Escola Bíblica Dominical, que costuma ocorrer em apenas um dia na semana, deve ser valorizada em seus ensinamentos e frequentada de modo que contribua para seu crescimento.