Qual a importância do cristão ser membro de uma igreja?

Qual a importância do cristão ser membro de uma igreja?
Reprodução: Google

Deus não nos criou para vivermos só. Desde o princípio, como diz na Palavra de Deus, a mulher foi criada por causa do homem, para lhe fazer companhia. Posteriormente, após Sua criação, o plano original de Deus era expandir na terra a criação humana para adorá-lo, viver eternamente em comunhão e alegria numa terra sadia e farta.

Infelizmente o homem pecou, e com isso as coisas tomaram um rumo diferente, onde o que Deus tinha preparado não foi valorizado pelos homens por causa da cegueira espiritual, mas o plano original não foi interrompido.

O Senhor em sua soberania já tinha projetado a Igreja. Ele já via a Igreja! Cristo já estava no plano perfeito que viria pra consertar tudo e pôr as coisas em ordem, no seu devido lugar novamente, trazendo através do arrependimento e confissão de pecados o homem à sua condição original diante de Deus.

Cristo se tornou o elo entre Deus e os homens desde o princípio, como diz em Apocalipse 13:8: “Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro QUE FOI MORTO DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO.”

Igreja é reconciliação

Uma vez que Cristo nos reconciliou com o Pai, também nos mostra a importância de nos unirmos em reconciliação com os com nossos irmãos na fé.

O Antigo Testamento ressalta a importância do templo, onde o sacerdote e o sumo sacerdote intercediam pelo povo através de sacrifícios de animais para expiação dos pecados.

O povo se reunia, mas só quem podia entrar no templo era o sumo sacerdote, e ainda havia todo um ritual de purificação, para entrar no Santo dos Santos.

Já no Novo Testamento Cristo foi o sacrifício vivo, onde através de sua morte e ressurreição nos foi dado o Espírito Santo, dando início à dispensação da Graça, o início da Igreja como um corpo invisível.

Cristo chama sua igreja de noiva, pois existe um compromisso real. A partir do momento que recebemos o Espírito Santo através da conversão, passamos a ser o templo onde Deus habita, e onde nós estivermos seremos o local de adoração.

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”
1 Coríntios 3:16

É exatamente por isso que devemos nos reunir com nossos irmãos na fé para cultuarmos ao Senhor, pois como corpo de Cristo, precisamos uns dos outros.

“Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.”
1 Coríntios 12:13

Um corpo não anda separado de seus membros. Para funcionar perfeitamente precisa estar com todos os seus membros interligados. Essa é a importância de se fazer parte de uma igreja local, onde todos estarão num mesmo espírito, fortalecendo e edificando uns aos outros.

“E  perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”
Atos 2:46-47

Claro que, como em todo lugar em que se convive com pessoas, existirão desafios, mas o importante é focar na missão real e importância de estar juntos servindo como igreja e seguindo os ensinamentos de Cristo.