Entenda a responsabilidade dos pais para com a educação dos filhos segundo a Bíblia

Entenda a responsabilidade dos pais para com a educação dos filhos segundo a Bíblia
Reprodução: Google

Diante de tantas informações que temos, principalmente nos dias de hoje, tem sido um grande desafio educar e manter a disciplina familiar baseado em valores cristãos.

Claro, isso não é impossível e a chance de obter sucesso é grande, mas como não se pode criar os filhos dentro de uma bolha, a vigilância e prudência devem ser constantes para esse sucesso.

A Palavra de Deus é bastante clara quando trata desses assuntos familiares, envolvendo a educação dos filhos. Cada qual desempenhando seu papel com responsabilidade e compromisso, criarão filhos saudáveis e responsáveis.

Educação dos filhos na Bíblia

Em Salmo 127:3,4 diz: “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.
“Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude.”

Como herança, devemos cuidar, educar, proteger e o mais importante, amar. Claro que tem seus desafios, principalmente no mundo atual. Cada dia que passa, nós como pais, temos que confrontar as ideologias distorcidas que o mundo tenta incutir na mente dos jovens, como se já não bastasse os antigos dilemas, como drogas por exemplo.

É por isso que a Palavra também diz: “Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor”. (Efésios 6:4)

Ou seja, porque é dever dos pais sempre estar acompanhando e orientando seus filhos, estar disposto a dialogar e esclarecer questões que muitas vezes são desafiadoras, mas fazem parte da vida.

Em Deuteronômio 11: 18,19 diz: “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos. Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos.”

Primeiro Deus nos quer diante Dele, a seguir, que nós levemos nossos filhos a estar diante Dele! Veja que no versículo a passagem enfatiza a frequência com que deve ser o ensino, “falando em casa, na rua, deitando e levantando”, são valores que vão sendo incutidos na mente da criança, que quando adultos jamais se esquecerão.

Os valores bíblicos serão importantes, não só para um relacionamento com Deus, mas social.

A estabilidade do casal, em todos os sentidos, também é algo bastante importante na educação das crianças, pois serão as primeiras referências que os filhos terão, serão sua base. Eles precisam ver esses valores nos pais, que contribuirá para um crescimento saudável, em todos os sentidos.

“…a quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido”, diz Lucas 12:48.

Veja que como herança, Deus deu algo muito valioso para ser cuidado e protegido, os pais prestarão contas diante de Deus, de como administrou a herança que Ele concedeu, a educação dos filhos.